QUÍMICA NA ODONTOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE pH E SOLUÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • GABRIELA FAGUNDES CORREIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Prof. Dr. Maurícius Selvero Pazinato

Palavras-chave:

Oficina Temática, Ensino de Química

Resumo

Havendo várias críticas ao ensino meramente expositivo da Química, pesquisas vêm propondo diferentes modelos e metodologias de ensino, que a apresentam dentro de um contexto que aproxime ciência, aluno e sociedade. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo elaborar, aplicar e avaliar uma oficina temática sobre odontologia, abordando conteúdos de pH e soluções para o 2º ano do ensino médio, ao longo de 9h/aula. A oficina temática buscou contextualizar os conceitos químicos pH, soluções e cálculos de concentração, por meio de relações entre a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os dados foram coletados por intermédio de questionários, relatório de atividade prática e o diário de bordo da pesquisa, seguindo os fundamentos da pesquisa qualitativa, e indicam que a metodologia aplicada e a temática escolhida auxiliaram na compreensão dos conceitos científicos e no interesse dos estudantes.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

FAGUNDES CORREIA, G., & Selvero Pazinato, M. (2023). QUÍMICA NA ODONTOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE pH E SOLUÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/387

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.