“Música e emoção: tem relação?” Desenvolvimento de uma oficina temática interdisciplinar para o ensino de Ciências da Natureza

Autores

  • Katiuscia Nobre Borba UFRGS
  • Cassiana Herzer Griebeler UFRGS
  • Jucelaine Poletti UFRGS
  • Pedro Vargas Castro Hindrichson UFRGS
  • Maria Cecília de Chiara Moço UFRGS
  • Maria Teresinha Xavier Silva UFRGS
  • Tania Denise Miskinis Salgado UFRGS

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Oficina Temática

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre o processo de desenvolvimento de uma oficina temática interdisciplinar, sob o título de “Música e emoção: tem relação?”, voltada para o ensino e revisão de ondas sonoras, grupos funcionais orgânicos e ligações intermoleculares no contexto do Ensino Médio. O desenvolvimento da oficina envolveu uma etapa de revisão bibliográfica, estudo sobre os assuntos relacionados ao tema e a construção de um Manual do Professor. O material foi desenvolvido por estudantes dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Física. São discutidos os referenciais teóricos que dão aporte às escolhas e desenvolvimento das atividades que constituem a oficina. A produção da oficina contribuiu para a reflexão sobre a prática docente pelos estudantes-autores e poderá auxiliar docentes do Ensino Médio em sua atuação, conforme julgarem adequado ao seu contexto escolar.

Downloads

Publicado

30-09-2022

Como Citar

Nobre Borba, K., Herzer Griebeler, C., Poletti, J., Vargas Castro Hindrichson, P., de Chiara Moço, M. C. ., Xavier Silva, M. T., & Miskinis Salgado, T. D. . (2022). “Música e emoção: tem relação?” Desenvolvimento de uma oficina temática interdisciplinar para o ensino de Ciências da Natureza. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/152

Edição

Seção

Trabalhos Completos