Análise de Problemas eficazes e inclusivos para utilização na Metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Química/Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Química/Ciências, Metodologia de Resolução de Problemas, Educação InclusivaResumo
O objetivo deste estudo é a apresentação das características fundamentais que conferem eficácia a um problema quando considerado no contexto do ensino de Ciências Inclusivo para utilização na Metodologia de Resolução de Problemas. Desta forma, a partir de estudos anteriores, conclui-se que um Problema Eficaz Inclusivo deve contextualizar o tema à realidade do aluno, estimulando a reflexão crítica sobre o assunto em questão, despertando o interesse do estudante e permitindo que a proposição seja passível de formulação de hipóteses, investigação, questionamento e discussão, conduzindo a uma tomada de decisão. Além de serem suscintos, de linguagem abrangente para diversas idades e escolaridades. Os resultados das categorias de análise de 38 enunciados – nível de ensino, componente curricular, conteúdo e temática – corroboram com as evidências citadas. Com isso, a intenção deste material é fornecer suporte aos professores na elaboração, produção e aplicação de problemas investigativos em suas aulas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.