Análise de Problemas eficazes e inclusivos para utilização na Metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Química/Ciências

Autores

  • Franciane Cruz de Lima UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS

Palavras-chave:

Ensino de Química/Ciências, Metodologia de Resolução de Problemas, Educação Inclusiva

Resumo

O objetivo deste estudo é a apresentação das características fundamentais que conferem eficácia a um problema quando considerado no contexto do ensino de Ciências Inclusivo para utilização na Metodologia de Resolução de Problemas. Desta forma, a partir de estudos anteriores, conclui-se que um Problema Eficaz Inclusivo deve contextualizar o tema à realidade do aluno, estimulando a reflexão crítica sobre o assunto em questão, despertando o interesse do estudante e permitindo que a proposição seja passível de formulação de hipóteses, investigação, questionamento e discussão, conduzindo a uma tomada de decisão. Além de serem suscintos, de linguagem abrangente para diversas idades e escolaridades. Os resultados das categorias de análise de 38 enunciados – nível de ensino, componente curricular, conteúdo e temática – corroboram com as evidências citadas.  Com isso, a intenção deste material é fornecer suporte aos professores na elaboração, produção e aplicação de problemas investigativos em suas aulas.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Cruz de Lima, F., & Greff Passos, C. . . (2023). Análise de Problemas eficazes e inclusivos para utilização na Metodologia de Resolução de Problemas no ensino de Química/Ciências. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/337

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3