Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com ênfase na Transformação da Matéria
Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Aula de Campo, AprendizagemResumo
O estudo refere-se ao processo de Alfabetização Científica (AC) com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar, a partir de uma experiência didática em aula de campo sobre o conteúdo Transformação da Matéria, que elementos são necessários para promover a Alfabetização Científica (AC) na Educação Básica. A pesquisa foi realizada com 24 alunos do 4º ano em uma escola pública municipal de Salvaterra-PA. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação, registros nos cadernos dos alunos e conversação avaliativa. Os resultados mostraram que os alunos tinham noções básicas sobre o conteúdo, mas apresentavam dificuldades em diferenciar transformações físicas de transformações químicas, reversíveis e irreversíveis. O docente desenvolveu momentos de aprendizagem com participação ativa dos alunos, incluindo diálogos em pares, pesquisa in loco e registro de observações do mundo, como elementos para promover a AC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.