Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com ênfase na Transformação da Matéria

Autores

  • Arilson Silva Universidade Federal do Paraná
  • Everton Bedin
  • Débora Luana Kurz
  • Thayse Geane Iglesias da Silva
  • Pedro Henrique Dangui Bellardo

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Aula de Campo, Aprendizagem

Resumo

O estudo refere-se ao processo de Alfabetização Científica (AC) com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar, a partir de uma experiência didática em aula de campo sobre o conteúdo Transformação da Matéria, que elementos são necessários para promover a Alfabetização Científica (AC) na Educação Básica. A pesquisa foi realizada com 24 alunos do 4º ano em uma escola pública municipal de Salvaterra-PA. Foram utilizados métodos qualitativos, como observação, registros nos cadernos dos alunos e conversação avaliativa. Os resultados mostraram que os alunos tinham noções básicas sobre o conteúdo, mas apresentavam dificuldades em diferenciar transformações físicas de transformações químicas, reversíveis e irreversíveis. O docente desenvolveu momentos de aprendizagem com participação ativa dos alunos, incluindo diálogos em pares, pesquisa in loco e registro de observações do mundo, como elementos para promover a AC.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

Silva, A., Bedin, E., Kurz, D. L., da Silva, T. G. I., & Bellardo, P. H. D. (2023). Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com ênfase na Transformação da Matéria. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/220

Edição

Seção

Trabalhos Completos