Desenvolvimento profissional na formação de professores de Química
algumas contribuições a partir dos Anais do EDEQ
Palavras-chave:
Docência em Química, formação crítica, reflexãoResumo
Este trabalho debruça-se sobre o desenvolvimento profissional docente de professores de Química em formação inicial a partir de publicações nos Anais do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) das últimas cinco edições (2018-2023). Entende-se que o desenvolvimento profissional é um processo individual e coletivo de materialização de saberes e fazeres da práxis, compreendendo-a como relação indissociável de teoria e prática, que favorece aprendizagens formais e informais e a construção da identidade docente. A metodologia adotada é predominantemente qualitativa e fez-se a busca das publicações por meio das palavras chave “desenvolvimento profissional”, “Licenciatura em Química” e “formação de professores”, que poderiam estar no título, palavras-chave e/ou resumo. Os principais resultados obtidos demonstram o baixo quantitativo de trabalhos publicados, os quais foram classificados nas categorias “Disciplinas Curriculares e Desenvolvimento Profissional Docente” e “Aspectos do Desenvolvimento Profissional para Melhoria do Ensino de Química e Ciências”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.