Desenvolvimento profissional na formação de professores de Química

algumas contribuições a partir dos Anais do EDEQ

Autores

  • André Slaviero UFRGS
  • Aline Sobierai Ponzoni UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS

Palavras-chave:

Docência em Química, formação crítica, reflexão

Resumo

Este trabalho debruça-se sobre o desenvolvimento profissional docente de professores de Química em formação inicial a partir de publicações nos Anais do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) das últimas cinco edições (2018-2023). Entende-se que o desenvolvimento profissional é um processo individual e coletivo de materialização de saberes e fazeres da práxis, compreendendo-a como relação indissociável de teoria e prática, que favorece aprendizagens formais e informais e a construção da identidade docente. A metodologia adotada é predominantemente qualitativa e fez-se a busca das publicações por meio das palavras chave “desenvolvimento profissional”, “Licenciatura em Química” e “formação de professores”, que poderiam estar no título, palavras-chave e/ou resumo. Os principais resultados obtidos demonstram o baixo quantitativo de trabalhos publicados, os quais foram classificados nas categorias “Disciplinas Curriculares e Desenvolvimento Profissional Docente” e “Aspectos do Desenvolvimento Profissional para Melhoria do Ensino de Química e Ciências”.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Slaviero, A., Sobierai Ponzoni, A., & Selvero Pazinato, M. (2024). Desenvolvimento profissional na formação de professores de Química: algumas contribuições a partir dos Anais do EDEQ. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–10. Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/550

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>