A cafeteria como um espaço não formal de ensino: uma aula sobre o tema café

Autores

  • Cristina Dias Cordella UFRGS/Instituto de Química
  • Matheus Kucharski Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/IC
  • Camila Greff Passos Instituto de Química, UFRGS, Porto Alegre, RS/PQ
  • Lívia Streit Instituto de Química, UFRGS, Porto Alegre, RS/PQ
  • Maurícius Selvero Pazinato Instituto de Química, UFRGS, Porto Alegre, RS/PQ
  • Nathália Marcolin Simon Instituto de Química, UFRGS, Porto Alegre, RS/PQ

Palavras-chave:

espaço não formal de ensino, café cold brew, ação de extensão

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência desenvolvida por estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFRGS em uma cafeteria de Porto Alegre, visando a apresentação de conteúdos de química associados ao tema café. A atividade foi realizada no âmbito do estágio de docência e contou com a participação de estudantes de pós-graduação e dos ensinos superior e médio, totalizando 15 pessoas. No material didático preparado pelos estagiários e apresentado ao longo da visitação foram abordados aspectos científicos, culturais e históricos sobre o café. Além disso, o consumo de bebidas na cafeteria proporcionou noções de experimentação. Através de questionários, verificou-se que o público inscrito na ação tinha interesses diversos na visitação, entre eles entender melhor as propriedades do grão e o processo de preparação do café cold brew, e que tais dúvidas foram elucidadas por grande parte dos participantes ao longo da atividade.

Downloads

Publicado

18-10-2023

Como Citar

Dias Cordella, C., Kucharski de Sousa, M. T., Greff Passos, C., Streit, L., Selvero Pazinato, M., & Marcolin Simon, N. (2023). A cafeteria como um espaço não formal de ensino: uma aula sobre o tema café. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/411

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>