Investigações envolvendo a alfabetização científica
uma revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
alfabetização científica, ensino de ciências, revisão sistemática da literaturaResumo
Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura norteada pela pergunta: “Como se caracterizam as investigações da área do ensino de ciências, nos últimos anos, envolvendo a alfabetização científica?”. Buscas eletrônicas por estudos publicados entre 2010 e 2020 no Portal de Periódicos da Capes e na SciELO, utilizando como descritor o termo “alfabetização científica”, foram realizadas. Dos 77 artigos distintos encontrados nesse processo, 32 foram selecionados para leitura completa e análise qualitativa após critérios estabelecidos. A análise das publicações revelou que mais da metade foi publicada em revistas com Qualis A, sendo 14 artigos presentes em revistas com Qualis A1, e que as pesquisas foram desenvolvidas principalmente em instituições públicas. Lucia Helena Sasseron e Attico Chassot foram os autores que apresentaram o maior número de citações entre os artigos analisados, enquanto Leonir Lorenzetti se destacou em termos de número de publicações. Foi possível identificar ainda quatro escopos entre as investigações: referencial teórico, formação de professores, propostas de ensino para a educação básica e revisão da literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.