Investigações envolvendo a alfabetização científica

uma revisão sistemática da literatura

Autores

Palavras-chave:

alfabetização científica, ensino de ciências, revisão sistemática da literatura

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura norteada pela pergunta: “Como se caracterizam as investigações da área do ensino de ciências, nos últimos anos, envolvendo a alfabetização científica?”. Buscas eletrônicas por estudos publicados entre 2010 e 2020 no Portal de Periódicos da Capes e na SciELO, utilizando como descritor o termo “alfabetização científica”, foram realizadas. Dos 77 artigos distintos encontrados nesse processo, 32 foram selecionados para leitura completa e análise qualitativa após critérios estabelecidos. A análise das publicações revelou que mais da metade foi publicada em revistas com Qualis A, sendo 14 artigos presentes em revistas com Qualis A1, e que as pesquisas foram desenvolvidas principalmente em instituições públicas. Lucia Helena Sasseron e Attico Chassot foram os autores que apresentaram o maior número de citações entre os artigos analisados, enquanto Leonir Lorenzetti se destacou em termos de número de publicações. Foi possível identificar ainda quatro escopos entre as investigações: referencial teórico, formação de professores, propostas de ensino para a educação básica e revisão da literatura.

Biografia do Autor

Beatris Lisbôa Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Daniele Trajano Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Química Orgânica do Instituto do Química da UFRGS, do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Técnica em Química pela Fundação Liberato (2000), possui graduação em Química Licenciatura pela ULBRA (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA (2010) e doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS (2015). 

Maurícius Selvero Pazinato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande Sul - UFRGS. Orienta nos Programas de Pós Graduação em Química (PPGQ) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Possui graduação em Química Licenciatura (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Educação em Ciências (Ensino de Química) pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Nathalia Marcolin Simon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta no Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Orienta no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) da UFRGS. Possui doutorado (2017), mestrado (2013), bacharelado (2013) e licenciatura (2009) em Química pela UFRGS

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Lisbôa Mello, B., Trajano Raupp, D., Selvero Pazinato, M., & Marcolin Simon, N. (2023). Investigações envolvendo a alfabetização científica: uma revisão sistemática da literatura. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/389

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3