Contribuições de licenciandos em Química bolsistas do PIBID UFRGS nos Salões UFRGS

análise das participações por mineração textual

Autores

  • Matheus Teotônio Kucharski de Sousa UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS
  • Nathália Marcolin Simon UFRGS

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, mineração textual

Resumo

O presente trabalho é um estudo quali-quantitativo sobre a participação de bolsistas do PIBID do núcleo de Química no Salão UFRGS. Os resumos de todos os trabalhos submetidos ao evento entre 2009 e 2020 foram consultados no repositório institucional LUME da UFRGS. Foram encontrados 48 resumos. A associação da leitura dos textos na íntegra com a técnica de mineração textual indicou que grande parte dos trabalhos são exclusivos do núcleo de Química. Ao mesmo tempo, algumas práticas interdisciplinares foram relatadas ao longo do período. Destaca-se ainda nos resumos a presença frequente oficinas temáticas e atividades experimentais. De modo geral, a investigação aqui apresentada enfatizou as ações mais relatadas pelos licenciandos em Química no Salão UFRGS, a partir das suas atuações no PIBID.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

Kucharski de Sousa, M. T., Passos, C. G., & Marcolin Simon, N. (2023). Contribuições de licenciandos em Química bolsistas do PIBID UFRGS nos Salões UFRGS: análise das participações por mineração textual. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/408

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>