Concepções de estudantes de ensino superior sobre os conceitos de Termodinâmica
Palavras-chave:
Conceitos de Termodinâmica, Obstáculos Epistemológicos, Filosofia de Gaston BachelardResumo
Neste trabalho, foram investigadas as concepções de estudantes de Ensino Superior sobre os conceitos de Termodinâmica no início do semestre e no final do semestre de uma disciplina de físico-química. Os conceitos que foram objeto desta investigação foram apontados por ex-estudantes da disciplina como sendo aqueles inseridos nos tópicos mais difíceis da disciplina: temperatura, calor, energia e entropia. Utilizou-se um questionário no início e no final de cada semestre para coletar as respostas dos estudantes. A metodologia de Análise de Conteúdo foi utilizada, categorizando-se as respostas em termo de obstáculos epistemológicos segundo a filosofia de Gaston Bachelard. Observou-se uma predominância dos obstáculos realista e substancialista nas concepções iniciais, enquanto que nas concepções finais, notou-se uma diminuição das noções com obstáculos e um crescimento do uso do conceito científico , especialmente para o conceito de entropia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.