Concepções de estudantes de ensino superior sobre os conceitos de Termodinâmica

Autores

  • José Daniel Souza UFRGS
  • Camila Greff Passos UFRGS
  • Paulo A. Netz UFRGS

Palavras-chave:

Conceitos de Termodinâmica, Obstáculos Epistemológicos, Filosofia de Gaston Bachelard

Resumo

Neste trabalho, foram investigadas as concepções de estudantes de Ensino Superior sobre os conceitos de Termodinâmica no início do semestre e no final do semestre de uma disciplina de físico-química. Os conceitos que foram objeto desta investigação foram apontados por ex-estudantes da disciplina como sendo aqueles  inseridos nos tópicos mais difíceis da disciplina: temperatura, calor, energia e entropia. Utilizou-se um questionário no início e no final de cada semestre para coletar as respostas dos estudantes. A metodologia de Análise de Conteúdo foi utilizada, categorizando-se as respostas em termo de obstáculos epistemológicos segundo a filosofia de Gaston Bachelard. Observou-se uma predominância dos obstáculos realista e substancialista nas concepções iniciais, enquanto que nas concepções finais, notou-se uma diminuição das noções com obstáculos e um crescimento do uso do conceito científico , especialmente para o conceito de entropia.

Downloads

Publicado

19-10-2023

Como Citar

Souza, J. D., Passos, C. G. ., & Netz, P. A. . (2023). Concepções de estudantes de ensino superior sobre os conceitos de Termodinâmica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/286

Edição

Seção

Trabalhos Completos