O Ensino de Ciências da Natureza em uma Escola de Educação Especial

Autores

  • Deiverson Marciano Leite UFRGS
  • Caroline Melo Dos Santos UFRGS
  • Nathália Marcolin Simon UFRGS
  • Camila Greff Passos

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação Especial, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho objetiva relatar exemplos de como ocorre o Ensino de Ciências da Natureza em uma escola pública de Educação Especial do município de Gravataí – RS. O estudo visou ainda identificar estratégias didáticas, materiais e técnicas pedagógicas utilizados nas aulas para estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TEA), transtornos de aprendizagem e deficiências diversas. As atividades propostas por duas professoras foram acompanhadas in loco pelo pesquisador. Na escola as propostas pedagógicas seguem o modelo de Currículo Funcional. As atividades que foram observadas pelo pesquisador evidenciaram como as aulas são pensadas de forma individualizada, a fim de favorecer o processo de ensino e aprendizagem, assim como o desenvolvimento de habilidades motoras, socioafetivas e emocionais.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Leite, D. M., Dos Santos, C. M., Simon, N. M. ., & Passos, C. G. . (2023). O Ensino de Ciências da Natureza em uma Escola de Educação Especial. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/377

Edição

Seção

Trabalhos Completos