Uma análise acerca dos modelos educacionais presentes em textos com perspectivas históricas, filosóficas e epistemológicas da Ciência
Palavras-chave:
História, Filosofia e Epistemologia da Ciência, Modelos Educacionais, Ensino de QuímicaResumo
O presente trabalho é fruto de uma atividade desenvolvida durante a disciplina de Ciências e suas metodologias da Universidade Federal de Pelotas. Como objetivo, buscamos investigar quais os modelos educacionais presentes nos textos do campo da história, filosofia e epistemologia da Química nos últimos dez anos da revista Química Nova na Escola. Para isso, realizamos uma revisão da literatura, e com o material de análise foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de uma análise de conteúdo. Evidenciamos em nossa análise que 86% das atividades foram categorizadas no modelo educacional construtivista. Enquanto apenas 14% pertenceu ao modelo educacional da redescoberta. Como encaminhamentos, no decorrer da construção desta investigação identificamos que poucos artigos que demarcam a importância do uso da HFEC no Ensino propõem uma atividade, ou seja, apenas afirmam que a uma potência nestes campos, mas não há uma exploração de “como se fazer".
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.