Uma análise acerca dos modelos educacionais presentes em textos com perspectivas históricas, filosóficas e epistemológicas da Ciência

Autores

  • Fernanda Karolaine Dutra da Silva UFPel
  • Bruno Dos Santos Pastoriza
  • Vitória Schiavon Da Silva
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

História, Filosofia e Epistemologia da Ciência, Modelos Educacionais, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma atividade desenvolvida durante a disciplina de Ciências e suas metodologias da Universidade Federal de Pelotas. Como objetivo, buscamos investigar quais os modelos educacionais presentes nos textos do campo da história, filosofia e epistemologia da Química nos últimos dez anos da revista Química Nova na Escola. Para isso, realizamos uma revisão da literatura, e com o material de análise foi realizada uma pesquisa qualitativa, através de uma análise de conteúdo. Evidenciamos em nossa análise que 86% das atividades foram categorizadas no modelo educacional construtivista. Enquanto apenas 14% pertenceu ao modelo educacional da redescoberta. Como encaminhamentos, no decorrer da construção desta investigação identificamos que poucos artigos que demarcam a importância do uso da HFEC no Ensino propõem uma atividade, ou seja, apenas afirmam que a uma potência nestes campos, mas não há uma exploração de “como se fazer".

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Dutra da Silva, F. K., Dos Santos Pastoriza, B., Schiavon Da Silva, V., & Cury Soares, A. . (2023). Uma análise acerca dos modelos educacionais presentes em textos com perspectivas históricas, filosóficas e epistemológicas da Ciência. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/384

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2