A Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) em uma abordagem de Situação de Estudo (SE)

Autores

  • Emilly Cristine de Brito Dorneles Universidade Federal do Rio Grande
  • Débora de Jesus Velasque
  • Jaqueline Ritter

Palavras-chave:

: Educação, Aprendizagem, Alimentos.

Resumo

Através do Programa da CAPES, Residência Pedagógica (RP), no âmbito do subprojeto interdisciplinar Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foram realizados encontros semanais os quais tinham por objetivo a discussão, proposição e planejamento de materiais didático–pedagógicos que se destinavam a estudantes de escolas públicas da cidade de Rio Grande. Como parte integrante desse projeto, almeja-se uma mediação potencializadora de ensino e aprendizagem com o meio em que o estudante está inserido, buscando integrar os conhecimentos científicos à sociedade, e também trazendo as discussões reflexivas sobre o papel da ciência no meio social (SANTOS, 2011).

Movimentos de novas formas de ensino e aprendizagem como a Situação de Estudo (SE) fez parte do material didático-pedagógico produzido no ano de 2021. A (SE) é capaz de promover sujeitos autônomos e capazes de decisão própria possibilitando a transformação da realidade na qual estão inseridos, além de conduzir os sujeitos a compreender as diferentes formas de aprender (MORAES, 2002). Nesse trabalho é realizada a análise de um dos encontros do RP com a participação de sujeitos de diferentes áreas da ciência, sendo elas Química, Física e Biologia, onde se buscou entender qual o potencial dos pressupostos/princípios CTS tendo como ponto de partida a Situação de Estudo: Alimentos.

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Publicado

17-09-2022

Como Citar

de Brito Dorneles, E. C., de Jesus Velasque , D. ., & Ritter, J. . (2022). A Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) em uma abordagem de Situação de Estudo (SE). Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/25

Edição

Seção

Resumos