O Ensino por Investigação e as Sequências de Ensino Investigativo no Ensino de Química

Uma Revisão de Literatura

Autores

  • Antônio Miguel Gomes de Lima FURG
  • Sthefani dos Santos Silva Universidade Federal do Rio Grande, Curso Licenciatura em Ciências Exatas-ênfase em Química
  • Charles dos Santos Guidotti Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática, Estatística e Física.
  • Manoel Leonardo Martins Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos.

Palavras-chave:

ensino de química, sequência investigativa, investigação na educação básica

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo que buscou mapear no campo da Educação Química, estudos que abordassem o Ensino por Investigação na Educação Básica. A busca pelos artigos, se deu no Portal de Periódicos da Capes e SciELO. Utilizando os descritores "Ensino por Investigação”, “Ensino por Investigação em Educação Química na Educação Básica” e "Sequências Investigativas na Educação Química” e utilizando recorte temporal de 2012-2022  recuperamos 49 publicações. Posteriormente escolhidos, foi realizada a leitura, visando caracterizar o artigo, identificar os pontos em comum e excluir aqueles que não se caracterizam no escopo desta pesquisa, que estivessem duplicados e que não estivessem em português, restando 21 artigos. Os resultados permitem uma reflexão sobre o ensino por investigação e as sequências investigativas e o reflexo da experimentação nestas duas categorias. 

Biografia do Autor

Sthefani dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande, Curso Licenciatura em Ciências Exatas-ênfase em Química

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em Química.  

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Matemática, Estatística e Física.

Doutor em Educação em Ciências. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Instituto de Matemática, Estatística e Física.

Manoel Leonardo Martins, Universidade Federal do Rio Grande, Escola de Química e Alimentos.

Professor na Universidade Federal do Rio Grande da Escola de Química e Alimentos. PhD em Química.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

Gomes de Lima, A. M., dos Santos Silva, S. ., dos Santos Guidotti, C., & Leonardo Martins, M. . (2022). O Ensino por Investigação e as Sequências de Ensino Investigativo no Ensino de Química: Uma Revisão de Literatura. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/140

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.