A experimentação no Ensino de Química na etapa final da Educação Básica: desafios e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Experimentação e capacidades, Dificuldades com a experimentação, Experimentação na Formação

Resumo

Este trabalho é resultado de um estudo mais abrangente que consistiu em responder a seguinte pergunta de pesquisa: Qual a importância da experimentação para a produção de significados aos conceitos de Química no Ensino Médio e quais os resultados obtidos a partir do ponto de vista dos estudantes? Essa metodologia é aplicável e quais as adversidades da opção pelo ensino mecânico? Entretanto, para este manuscrito, optamos por apresentar um recorte dos resultados obtidos, em que intencionamos fazer uma revisão de literatura sobre a temática da experimentação. Para isso, fez-se uma busca direcionada à temática no Portal de Periódico da Capes, cuja amostra foi submetida a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados, foram apresentados na forma de categorias emergente, assim nomeadas: Experimentação para o desenvolvimento de capacidades; Dificuldades com a experimentação e, a Experimentação na Formação.

Downloads

Publicado

09-10-2023

Como Citar

Zarnott Valim, D., & Ritter, J. . (2023). A experimentação no Ensino de Química na etapa final da Educação Básica: desafios e possibilidades. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/330

Edição

Seção

Trabalhos Completos