O alerta sobre o consumo da automedicação pelo público adolescente e a promoção da saúde utilizando alfabetização científica como ferramenta na formação cidadã
Palavras-chave:
Alfabetização CientíficaResumo
A utilização de medicação sem prescrição médica é uma prática que vem se disseminando
cada vez mais entre a população adolescente. Em face do exposto, o objetivo deste trabalho foi a
introdução da alfabetização científica por meio do tema automedicação utilizando conceitos abordados
dentro da disciplina de química em turmas do ensino fundamental e médio. O trabalho ocorreu em três
etapas: inicialmente foi realizada a investigação dos conhecimentos prévios, seguindo das aulas de
revisão elaboradas pelos alunos, contextualizando os conceitos de química e o tema automedicação,
após foi aplicado um questionário para verificação do impacto das ações desenvolvidas em relação ao
consumo indiscriminado de medicamentos. Podemos perceber que houve mudanças na percepção
desta prática pelos estudantes, demonstrando assim a importância da discussão deste tema e a sua
relevância social aliada ao currículo.
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