O Ensino e Aprendizagem em Química

um panorama das dificuldades enfrentadas por educadores e estudantes

Autores

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, dificuldades

Resumo

O ensino de Química é permeado por dificuldades de compreensão dos conceitos e leis e, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem é afetado por estas dificuldades. Isso abrange os diversos níveis de ensino, e de forma cada vez mais pronunciada as dificuldades abrangem a maioria dos envolvidos neste processo. A presente pesquisa mostra um panorama desse cenário sob a ótica dos educadores em três perspectivas diferentes: a do profissional, a do educador e o olhar deste sobre o educando.

Biografia do Autor

Rochele da Silva Fernandes, UFRGS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química e Bacharel em Química Industrial, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FACINTER (2010). Mestrado em Química pela UFRGS (2019). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química. Trabalha como professora da rede pública estadual e rede privada de educação na disciplina de Química para o Ensino Médio. Trabalha com empresa no ramo de plásticos e com tratamento de águas para uso recreativo. Trabalhou em empresas no ramo de alimentação pet e refrigeração.

José Ribeiro Gregório, UFRGS

Possui Bacharelado (1988) e Mestrado (1992) em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Chimie Organique et Organométallique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie, 1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, epoxidação, hidroformilação, hidrossililação, oleoquímica e química inorgânica. Também atua com formação de professores, a nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

da Silva Fernandes, R., & Ribeiro Gregório, J. (2023). O Ensino e Aprendizagem em Química: um panorama das dificuldades enfrentadas por educadores e estudantes. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/392

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.