Um olhar para a Alfabetização Científica na formação docente do Curso Normal e na área das Ciências da Natureza
Palavras-chave:
Alfabetização Científica, Formação.Resumo
A proposição do tema em debate versa sobre a formação docente no âmbito do ensino de ciências da natureza, buscando aproximações com a alfabetização científica em práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais. O tema será abordado pelas três professoras envolvidas, cada uma delas terá até 30 minutos para explanar sobre o tema. Iniciaremos com a professora Andréia que irá tratar do "Perfil, memórias e identidades nas profissões da área de Química/Ciências". A pesquisa envolveu alunos do Curso Técnico em Química subsequente e da licenciatura em Ciências da Natureza. A questão central foi orientada pela interrogação: "Qual é o perfil do aluno que busca cursos da área de Química/Ciências do IFRS – campus Porto Alegre, quais suas memórias acerca do ensino de Ciência na Educação Básica”? Assim, o objetivo principal foi de compreender como o trabalhador atuante na área de Química/Ciências se constitui (a partir de suas experiências da educação básica e de Educação Profissional) e O recorte aqui discutido será para as memórias do ensino de ciências dos alunos envolvidos na investigação, considerando sua alfabetização científica (CHASSOT, 1995; 2010) a partir de suas experiências na escolarização ao longo da Educação Básica. Enquanto que a professora Simone abordará "As contribuições do ensino de ciências no curso normal para a alfabetização científica" trazendo um recorte da pesquisa que foi realizada com a professora Andréia sobre o que as pesquisas sobre o ensino de ciências no Curso Normal revelam (DULLIUS; ZUCOLOTTO, 2021), articulado a algumas pistas sobre os dados preliminares encontrados na pesquisa atual. Enquanto que a professora Jane abordará a Ciências da Natureza na formação de normalistas a partir de intervenções realizadas no componente curricular de Didática da Ciências da Natureza com alunos do 2º e 3º ano do referido curso em uma escola pública de formação básica. As atividades realizadas em parceria com as professoras titulares buscaram desenvolver planejamento com enfoque na alfabetização científica (SASSERON e CARVALHO, 2017), metodologias ativas e experimentação no Ensino de Ciências. A relevância no debate desse tema está relacionada com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017), no que se refere ao Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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