Explorando o Universo da Astroquímica

uma proposta de ressignificar o ensino de Química.

Autores

Palavras-chave:

Contextualização, Química, Astronomia

Resumo

O ensino de Química desempenha um papel crucial na formação de um estudante, esse ensino deve ser abordado de forma integrada, estimulante e inclusiva, assim pretende-se discutir sobre o desenvolvimento de um produto educacional para a área da Química, que é organizado com base nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. A contextualização é uma forma de tornar o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos pois ela permite estabelecer uma conexão do que o alunos já sabe ou conhece com algo novo, com isso se procura conceber uma relação entre a Química e a Astronomia, visando a Alfabetização Científica, de modo que os alunos possam se envolver com a temática buscando gerar curiosidade e interesse nos estudantes, além disso é possível promover a alfabetização científica dos alunos ao mostrar como essas duas disciplinas estão interligadas e presentes no nosso dia a dia.

Biografia do Autor

Guilherme Frederico Marranghello, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Fez pós-doutorado no Observatoire de la Côte dAzur e no INPE. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pampa. Possui trabalhos nas áreas de física nuclear, astrofísica, gravitação, ensino de física e ensino de astronomia. Trabalha principalmente com a Divulgação e Popularização da Astronomia coordenando o projeto Astronomia para Todos.

Downloads

Publicado

11-10-2023

Como Citar

de Oliveira Pereira, J., & Frederico Marranghello, G. (2023). Explorando o Universo da Astroquímica: uma proposta de ressignificar o ensino de Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/233

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)