Resolução de Problemas e Trajetória Hipotética de Aprendizagem:
proposições para a Educação Química
Palavras-chave:
resolução de problemas, trajetória hipotética de aprendizagem, formação docenteResumo
: Esse estudo contempla apresentar um problema eficaz com elementos da Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) tangenciando a aprendizagem em Química, fundamentado na fusão entre a Resolução de Problemas e a THA. Para demarcar a ideia, há a proposição de um problema para o conteúdo de óxidos para o Ensino Médio e sua respectiva trajetória. O problema foi elaborado partindo do contexto local e a sua resolução compõe um processamento hipotético pautado no encaminhamento do professor e o diálogo com os alunos. Assim, para a THA evidenciam-se quatro elementos: análise qualitativa do problema, discussão de conceitos científicos, motivar o aluno a resolver o problema e proposição de hipóteses/tomada de decisão. Entende-se que a THA, como ferramenta de planejamento do professor, oportuniza que o problema elaborado seja discutido em sala de aula coletivamente com o aluno e esteja articulado ao conceito químico de interesse no viés de uma formação autônoma e crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.