Resolução de Problemas e Trajetória Hipotética de Aprendizagem:

proposições para a Educação Química

Autores

  • Natany Dayani de Souza Assai UFF
  • Everton Bedin UFPR
  • Lucicléia Pereira da Silva UEPA

Palavras-chave:

resolução de problemas, trajetória hipotética de aprendizagem, formação docente

Resumo

:  Esse estudo contempla apresentar um problema eficaz com elementos da Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) tangenciando a aprendizagem em Química, fundamentado na fusão entre a Resolução de Problemas e a THA. Para demarcar a ideia, há a proposição de um problema para o conteúdo de óxidos para o Ensino Médio e sua respectiva trajetória. O problema foi elaborado partindo do contexto local e a sua resolução compõe um processamento hipotético pautado no encaminhamento do professor e o diálogo com os alunos. Assim, para a THA evidenciam-se quatro elementos: análise qualitativa do problema, discussão de conceitos científicos, motivar o aluno a resolver o problema e proposição de hipóteses/tomada de decisão.  Entende-se que a THA, como ferramenta de planejamento do professor, oportuniza que o problema elaborado seja discutido em sala de aula coletivamente com o aluno e esteja articulado ao conceito químico de interesse no viés de uma formação autônoma e crítica.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

de Souza Assai, N. D., Bedin, E., & Pereira da Silva, L. (2023). Resolução de Problemas e Trajetória Hipotética de Aprendizagem:: proposições para a Educação Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/215

Edição

Seção

Trabalhos Completos