Explorando o universo do TPACK no Ensino de Química

relação entre Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, TPACK

Resumo

Neste minicurso, oportunizaremos, de forma criativa e eficaz, uma forma de utilizar a tecnologia em sala de aula via metodologias ativas. Com base no modelo TPACK, compreenderemos como os tipos de conhecimentos necessários à profissão docente se interrelacionam com o conteúdo científico, com os recursos didáticos e com as tecnologias. Adotando o TPACK, iremos, além de promover a compreensão dos participantes sobre os conteúdos curriculares, ampliar horizontes que promovam compreensões sobre as interconexões entre conteúdo, didática e tecnologia, permitindo que eles vivenciem e criem abordagens pedagógicas com a tecnologia para ensinar os conteúdos científicos. O minicurso se baseia nos preceitos de uma educação inovadora com prática e teoria. Para isso, serão promovidos momentos de aprendizado teórico e prático sobre o uso da tecnologia no ensino de química por meio de metodologias ativas (rotação por estações e resolução de problemas). Ao aplicar o TPACK na perspectiva de formação docente em química, estaremos fortalecendo a construção de habilidades necessárias para incorporar a tecnologia ao conteúdo científico em sintonia com a pedagogia, para criar um ambiente de aprendizagem promissor.: Objetivos: i) Apresentar o modelo teórico TPACK e sua aplicação ao ensino de química; ii) Utilizar rotação por estações para facilitar a compreensão do uso das tecnologias em sala de aula; iii) Resolver problemas para desenvolver habilidades tecnológicas à luz do TPACK; e, iv) Explorar propostas de integrar a tecnologia, a pedagogia e o conteúdo de química. Metodologia: O Modelo TPACK-IDDIRR (Introduzir, Demonstrar, Desenvolver, Implementar, Refletir e Revisar) será usado para estruturar as atividades; esse modelo promove o aprendizado do TPACK via abordagem dinâmica e aplicacional. Ao término, além da apresentação da proposta envolvendo modos de integração do modelo TPACK, será incentivada a avaliação do minicurso, e os participantes serão convidados a fornecer feedback e comentários para aprimorar a proposta.

Biografia do Autor

Luci, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2003), é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências.

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Publicado

10-06-2024

Como Citar

Bedin, E., & Silva, L. P. da. (2024). Explorando o universo do TPACK no Ensino de Química: relação entre Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/201

Edição

Seção

Mini-Cursos

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