Explorando o universo do TPACK no Ensino de Química
relação entre Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Metodologias Ativas, TPACKResumo
Neste minicurso, oportunizaremos, de forma criativa e eficaz, uma forma de utilizar a tecnologia em sala de aula via metodologias ativas. Com base no modelo TPACK, compreenderemos como os tipos de conhecimentos necessários à profissão docente se interrelacionam com o conteúdo científico, com os recursos didáticos e com as tecnologias. Adotando o TPACK, iremos, além de promover a compreensão dos participantes sobre os conteúdos curriculares, ampliar horizontes que promovam compreensões sobre as interconexões entre conteúdo, didática e tecnologia, permitindo que eles vivenciem e criem abordagens pedagógicas com a tecnologia para ensinar os conteúdos científicos. O minicurso se baseia nos preceitos de uma educação inovadora com prática e teoria. Para isso, serão promovidos momentos de aprendizado teórico e prático sobre o uso da tecnologia no ensino de química por meio de metodologias ativas (rotação por estações e resolução de problemas). Ao aplicar o TPACK na perspectiva de formação docente em química, estaremos fortalecendo a construção de habilidades necessárias para incorporar a tecnologia ao conteúdo científico em sintonia com a pedagogia, para criar um ambiente de aprendizagem promissor.: Objetivos: i) Apresentar o modelo teórico TPACK e sua aplicação ao ensino de química; ii) Utilizar rotação por estações para facilitar a compreensão do uso das tecnologias em sala de aula; iii) Resolver problemas para desenvolver habilidades tecnológicas à luz do TPACK; e, iv) Explorar propostas de integrar a tecnologia, a pedagogia e o conteúdo de química. Metodologia: O Modelo TPACK-IDDIRR (Introduzir, Demonstrar, Desenvolver, Implementar, Refletir e Revisar) será usado para estruturar as atividades; esse modelo promove o aprendizado do TPACK via abordagem dinâmica e aplicacional. Ao término, além da apresentação da proposta envolvendo modos de integração do modelo TPACK, será incentivada a avaliação do minicurso, e os participantes serão convidados a fornecer feedback e comentários para aprimorar a proposta.
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Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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