Investigação narrativa na formação de professores de Química

Autores

  • Aline Machado Dorneles
  • Jonatan Josias Zismann

Palavras-chave:

Ensino de Química, Narrativas, Formação de Professores;

Resumo

O presente minicurso propõe a investigação narrativa como possibilidade de desenvolver a escrita e o diálogo a respeito do estudo dos conceitos químicos e a formação do professor de Química. Pretende-se desenvolver estratégias de como documentar por meio da escrita narrativa o conhecimento químico, a experiência do ser professor de Química, como também, promover a conversa a respeito do narrado, e assim possibilitar a reconstrução dos saberes e compreensões mais complexas a respeito do saber químico. A proposta é promover a intervenção coletiva na produção das narrativas, para que as mesmas possam ser produtoras de conhecimento a respeito dos conceitos, da sala de aula e da formação de professores de Química. A metodologia do curso baseia-se em desenvolver uma roda de conversa a respeito da investigação narrativa, mediada pelo uso de artefatos culturais, como histórias de sala de aula, vídeos e álbuns com narrativas dos estudantes.

Downloads

Publicado

04-09-2022

Como Citar

Machado Dorneles, A., & Josias Zismann, J. . (2022). Investigação narrativa na formação de professores de Química . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/103

Edição

Seção

Mini-Cursos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)