Divulgação e Representatividade de Mulheres Cientistas nas Escolas: Experiência e Experimentação com o Projeto “Gurias na Ciência”

Autores

  • Luisa Reinheimer Kreche FURG
  • Emanuele Ferreira Lessa FURG-Carreiros/Rio Grande
  • Márcia Victória Silveira FURG
  • Vania Rodrigues Lima FURG
  • Maura Luise Bruckchem Peixoto FURG
  • Bruna Botelho Silva
  • Aline Machado Dorneles
  • Alessandra Gomes da Costa

Palavras-chave:

mulheres na ciência, cartilha, escolas

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar parte dos resultados obtidos através do desenvolvimento do Projeto de Extensão denominado “Representatividade Feminina, Divulgação Científica e Inserção Social a partir do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGQTA/FURG): Gurias na Ciência”. Este surgiu durante as comemorações dos 15 anos do PPGQTA, no ano de 2022. Neste momento observou-se que o Programa contava com 66% de representatividade feminina - englobando pesquisadoras de Rio Grande e Santo Antônio da Patrulha (locais onde o programa tem aplicação) - responsável pela maior parte da produção científica do mesmo. Dessa forma, foram realizados Ciclos de Palestra, confecção e distribuição de Cartilhas, Divulgação do Projeto nas Escolas de Educação Básica e Apoio a Feiras de Ciências a fim de divulgar para à comunidade as Cientistas que estão ao redor para fortalecer/incentivar, com representatividade, conversas e vivências, a presença de mais mulheres cientistas.

Downloads

Publicado

20-10-2023

Como Citar

Reinheimer Kreche, L., Ferreira Lessa, E., Victória Silveira, M. ., Rodrigues Lima, V. ., Bruckchem Peixoto, M. L., Botelho Silva, B. ., Machado Dorneles, A., & Gomes da Costa, A. (2023). Divulgação e Representatividade de Mulheres Cientistas nas Escolas: Experiência e Experimentação com o Projeto “Gurias na Ciência” . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/391

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)