Animações em stop motion: as potencialidades do recurso para o ensino de Química
Palavras-chave:
Ensino de Química, Propriedades peri´ódicas', Stop MotionResumo
Este estudo, recorte de uma pesquisa de doutorado[1], objetiva relatar o desenvolvimento de uma intervenção didática voltada à elaboração de animações em Stop Motion sobre o objeto de conhecimento “propriedades periódicas”. Para além da compreensão do objeto de conhecimento, busca-se analisar as potencialidades do recurso mencionado. Neste desenho, a pesquisa foi desenvolvida em duas turmas de 1° ano do Ensino Médio, envolvendo aproximadamente 40 estudantes do respectivo nível de ensino de um uma escola privada de Santa Cruz do Sul/RS. Nesse viés, por meio da participação ativa dos estudantes no desenvolvimento da animação, foi possível observar indicativos de um maior comprometimento deles na realização da atividade, bem como indícios a respeito da compreensão e de supostas lacunas de entendimento do objeto de conhecimento em discussão, possibilitando uma ação assertiva por parte do professor com a finalidade de mediar o processo de construção do conhecimento.
[1] Projeto de doutorado aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Luterana do Brasil. Certificado de Apresentação para a Apreciação Ética (CAAE): 53227221.3.0000.5349
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.