Olhares atentos para o cenário pós-pandêmico

Relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Química

Autores

  • Pedro Soares Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jéssica Garcia José Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Sobierai Ponzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Slaviero Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Greff Passos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maurícius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Nathália Marcolin Simon Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino de Química, Retorno ao presencial

Resumo

Neste trabalho apresenta-se um relato das experiências desenvolvidas no Estágio de Docência em Ensino de Química II – E, vinculado ao curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Optou-se por realizar uma Sequência Didática aplicada com 87 estudantes de primeira série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre – RS. Os dados são compostos pelos registros dos estagiários no diário de campo e das produções dos estudantes, e indicam que o Ensino Remoto Emergencial deixou marcas que modificaram as práticas estudantis e constituem um cenário que exige compromisso de toda a comunidade escolar para que o retorno ao presencial seja satisfatório. Dentre as dificuldades enfrentadas destacam-se: baixa frequência nas aulas; permanência da atenção; e escassas devoluções das atividades. Espera-se que o relato e as questões discutidas permitam a reflexão da prática docente através do novo cenário que surge na educação.

Downloads

Publicado

24-09-2022

Como Citar

Soares Vasconcellos, P., Garcia José, J., Sobierai Ponzoni, A., Slaviero, A., Greff Passos, C., Selvero Pazinato, M., & Marcolin Simon, N. (2022). Olhares atentos para o cenário pós-pandêmico: Relato de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Química. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/85

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>