Desafios e Perspectivas na Aplicação da Metodologia Dicumba no Contexto do Novo Ensino Médio
Palavras-chave:
Dicumba, Pibid/química, desafiosResumo
Esse texto apresenta dificuldades relacionadas à aplicação da Metodologia DICUMBA em uma escola de Educação Básica, considerando as particularidades dos aplicadores (Pibidianos em química) e as características dos alunos da Educação Básica envolvidos. Essa pesquisa, de natureza básica e objetivo descritivo, delineada com abordagem qualitativa e procedimento participante, envolveu a colaboração de 58 estudantes do ensino médio de 2º e 3º anos da Educação Básica e 2 bolsistas do PIBID/Química de uma universidade federal do Paraná, no primeiro semestre do ano de 2023. Os resultados revelaram desafios na compreensão de temas, como jogos eletrônicos e cantores internacionais, destacando a importância de estratégias de apoio em sua implementação. A interação dos alunos e o desinteresse em relação à química foram pontos sensíveis. No entanto, a maioria dos alunos demonstrou engajamento moderado e alto na promoção da DICUMBA, indicando que a metodologia promove a interseção entre temas pessoais e conceitos de química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.