A Educação do Campo e Ensino de Química
Palavras-chave:
Licenciatura, Ensino de Ciências, Ensino de QuímicaResumo
O tema em debate “Educação do Campo e o Ensino de Química” tem como objetivo socializar as experiências vivenciadas em três cursos de Licenciatura em Educação do Campo da área de Ciências da Natureza -LEdoC-CN do Rio Grande do Sul de três Instituições de Ensino Superior: a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS do campus Erechim, a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA do campus Dom Pedrito e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS campus Litoral. A materialização das LEdoC-CN perpassa pelos elementos estruturantes que compõe os cursos: a formação por área de conhecimento, a interdisciplinaridade e a alternância entre tempo-comunidade e tempo-universidade. Neste sentido, necessitamos pensar num currículo que reconheça os saberes dos sujeitos que vivem no e do campo, as concepções de mundo e de educação que os norteiam como ponto de partida para a concretização da formação docente. Com isso, reconhecemos que “os saberes do trabalho, da terra, das experiências e das ações coletivas [legitimam] esses saberes como componentes teóricos dos currículos” (ARROYO, 2012, p. 363). Entendemos que a formação docente do campo para a área de Ciências da Natureza se apresenta como um processo formativo desafiador, complexo e, muitas vezes, difícil de ser materializado nas IES. Isso se caracteriza pois, demanda uma ruptura com as “tradicionais visões fragmentadas do processo de produção do conhecimento, como a disciplinarização da complexa realidade socioeconômica do meio rural na atualidade” (MOLINA; SÁ, 2011, p. 48). Chassot (2011) aponta que a ciência é uma forma de compreender o mundo a qual muitas vezes se apresenta de forma exclusivamente disciplinar e fragmentada. Nas LEdoC-CN há o desafio de aproximar os campos disciplinares articulando-os entre si e aos saberes dos sujeitos do campo. Desta forma, pretendemos dialogar e refletir sobre as potencialidades e os limites vivenciados pelas LEdoC-CN à formação por área do Conhecimento mostrando como acontece articulação do ensino de Química com os outros saberes disciplinares e os saberes oriundos dos sujeitos do campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.