As contribuições da paródia como estratégia didática na área de CNT

um panorama das publicações brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Educação, Música, Linguagem

Resumo

A presente pesquisa compreende um mapeamento bibliográfico de como se caracterizam os trabalhos que empregam a paródia como estratégia didática na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Buscou-se compreender nos trabalhos quais foram às contribuições atribuídas ao uso da paródia no ensino. A partir do buscador Google Acadêmico, foram identificadas 33 produções com os descritores “paródia” e “ensino”, dessas, 18 na área de CNT. O estudo envolve uma perspectiva metodológica qualitativa, em que foi empregado o método de análise de conteúdo para identificar as contribuições do uso da paródia como estratégia didática. Os resultados da pesquisa apontam para a amplificação de estudos a respeito dessa estratégia no ensino de química, física e nas demais áreas do conhecimento. Por fim, são elencadas as contribuições descritas nas conclusões das publicações sobre o uso da paródia em sala de aula.

Biografia do Autor

Morgana Welke, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sinara München, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Erechim, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

03-10-2022

Como Citar

Welke, M., & München, S. (2022). As contribuições da paródia como estratégia didática na área de CNT: um panorama das publicações brasileiras. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/162

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)