Educação Ambiental e Formação Inicial de Professores de Química
uma revisão de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros (2009-2020)
Palavras-chave:
Docência, Ensino de Química, Meio AmbienteResumo
A Educação Ambiental é compreendida como Filosofia de Vida, e necessária ao conhecimento e compreensão da realidade ambiental natural e socioambiental. No presente estudo, em interface ao campo da docência, objetivou-se revisar a produção científica que versa sobre a Educação Ambiental e a Formação Inicial de Professores de Química. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, baseada em artigos publicados em dois importantes periódicos brasileiros da área de Educação Ambiental. Os resultados sinalizam para a baixa incidência e a ausência de licenciandos em Química, respectivamente, entre os participantes e autores dos artigos. Há predominância de estudos de abordagem qualitativa, envolvendo: desafios ambientais que, em geral, tratam do consumo/consumismo e do gerenciamento de resíduos/lixo; e desafios educacionais relacionados ao ensino e a formação. Conclui-se pela necessidade de estudos e formações com foco em Educação Ambiental e a Formação Inicial de Professores de Química, no intuito de envolver licenciandos em Química em atividade de ensino, formação e pesquisa em Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.