Educação Ambiental e Formação Inicial de Professores de Química

uma revisão de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros (2009-2020)

Autores

  • Rafael Almeida de Freitas Universidade do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Docência, Ensino de Química, Meio Ambiente

Resumo

A Educação Ambiental é compreendida como Filosofia de Vida, e necessária ao conhecimento e compreensão da realidade ambiental natural e socioambiental. No presente estudo, em interface ao campo da docência, objetivou-se revisar a produção científica que versa sobre a Educação Ambiental e a Formação Inicial de Professores de Química. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, baseada em artigos publicados em dois importantes periódicos brasileiros da área de Educação Ambiental. Os resultados sinalizam para a baixa incidência e a ausência de licenciandos em Química, respectivamente, entre os participantes e autores dos artigos. Há predominância de estudos de abordagem qualitativa, envolvendo: desafios ambientais que, em geral, tratam do consumo/consumismo e do gerenciamento de resíduos/lixo; e desafios educacionais relacionados ao ensino e a formação. Conclui-se pela necessidade de estudos e formações com foco em Educação Ambiental e a Formação Inicial de Professores de Química, no intuito de envolver licenciandos em Química em atividade de ensino, formação e pesquisa em Educação Ambiental.

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Publicado

19-09-2022

Como Citar

Freitas, R. A. de. (2022). Educação Ambiental e Formação Inicial de Professores de Química: uma revisão de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros (2009-2020). Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (41). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/113

Edição

Seção

Trabalhos Completos