Química Nômade e a Extensão Universitária
relatos sobre vivências extensionistas na comunidade
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Ensino, Ensino QuímicaResumo
Este relato de experiência descreve as vivências de licenciandos em Química, no âmbito do projeto de extensão “Química Nômade: Mostras científicas nas escolas”. O trabalho se propõe a registrar as atividades desenvolvidas e refletir sobre os aspectos que importaram destas ações no processo de formação dos futuros professores. As atividades ocorreram em duas escolas públicas de Pelotas/RS e um evento cultural, que foram estruturadas através de quatro eixos: Inclusão, diversidade, ambiente e experimentação, conectando os conhecimentos científicos ao cotidiano. Entre alguns resultados principais, destacam-se as reflexões sobre as questões de gênero emergentes durante a execução dos experimentos, a percepção sobre a carência de saneamento básico em uma das escolas atendidas, e a importância de adaptar a linguagem científica para tornar conceitos complexos acessíveis ao público. Essas experiências reforçaram a necessidade de estabelecer diálogos que fossem sensíveis às demandas escolares e ao papel transformador da extensão na formação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.