Química Nômade e a Extensão Universitária

relatos sobre vivências extensionistas na comunidade

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ensino, Ensino Química

Resumo

Este relato de experiência descreve as vivências de licenciandos em Química, no âmbito do projeto de extensão “Química Nômade: Mostras científicas nas escolas”. O trabalho se propõe a registrar as atividades desenvolvidas e refletir sobre os aspectos que importaram destas ações no processo de formação dos futuros professores. As atividades ocorreram em duas escolas públicas de Pelotas/RS e um evento cultural, que foram estruturadas através de quatro eixos: Inclusão, diversidade, ambiente e experimentação, conectando os conhecimentos científicos ao cotidiano. Entre alguns resultados principais, destacam-se as reflexões sobre as questões de gênero emergentes durante a execução dos experimentos, a percepção sobre a carência de saneamento básico em uma das escolas atendidas, e a importância de adaptar a linguagem científica para tornar conceitos complexos acessíveis ao público. Essas experiências reforçaram a necessidade de estabelecer diálogos que fossem sensíveis às demandas escolares e ao papel transformador da extensão na formação docente.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Nascimento da Costa, D., Eduardo Lemos da rosa, L. ., De Gusmão da Silva, M. E., André Sangiogo , F. ., & Adriane Fary-Hidai, B. (2024). Química Nômade e a Extensão Universitária: relatos sobre vivências extensionistas na comunidade. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/626

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.