Fanzines no Antropoceno e a Formação Docente

Um relato de experiência

Autores

  • Maria Eduarda de Gusmão da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Luiz Eduardo Lemos da Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Collares dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Marcelo de Avila Leão Universidade Federal de Pelotas
  • Diego Nascimento da Costa Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Adriane Fary-Hidai Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Zine, Material Didático.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo dissertar sobre a elaboração de fanzines, destacando as estimulações atribuídas perante a percepções do cotidiano, tal como realizar o exercício de observação do ambiente local. Sendo um material didático para uso no Ensino de Química, com o foco de versar com a criatividade a problemas decorrentes. Diante dessa proposta, percebeu-se que a produção dos zines levou os docentes em formação a acionar uma visão crítica e sensibilizada ao seu derredor, visando com um padrão estético com design visualmente atraente. Do mesmo modo, promoveu-se a ampliação das competências pedagógicas por meio do incentivo ao emprego de métodos mais inovadores e colaborativos, que aproximam os conceitos científicos de situações concretas vividas por docentes. A colaboração entre arte, ciência e educação, via zines, foi eficiente para a construção de reflexões, conhecimentos e aperfeiçoamento no âmbito profissional para os docentes em formação.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

de Gusmão da Silva, M. E., Lemos da Rosa, L. E., Collares dos Santos, J., de Avila Leão , M., Nascimento da Costa , D. ., & Fary Hidai, B. A. . (2024). Fanzines no Antropoceno e a Formação Docente: Um relato de experiência. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/601

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)