Influência do podcast ‘’PodTransferir’’ na formação acadêmica

Autores

  • Marcelo de Avila Leão Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Collares dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Roger Bruno de Mendonça
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Podcast

Resumo

A divulgação científica é considerada como possibilidade de democratização do conhecimento. Este estudo analisa a importância e o impacto das ações de planejamento e execução do podcast “PodTransferir” e demais ações do projeto Transfere e seus parceiros na divulgação científica. Foram gravados 12 episódios de podcast, onde pesquisadores foram entrevistados. Abordagem qualitativa e análise de conteúdo foram adotadas na coleta e análise das respostas ao questionário contendo cinco questões discursivas. As respostas dos oito estudantes destacaram a valorização da interdisciplinaridade e o desenvolvimento de habilidades, como na elaboração de perguntas para o roteiro das entrevistas e na comunicação, além de destacar a importância das trocas entre comunidades e meio acadêmico pela democratização da ciência produzida na universidade. A experiência reforçou a importância de conectar a universidade com o público, fazendo uso de ferramentas contemporâneas, como os podcasts, para divulgar ciência.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

de Avila Leão, M., Collares dos Santos, J. ., Bruno de Mendonça, R., Cury Soares, A., & Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, A. (2024). Influência do podcast ‘’PodTransferir’’ na formação acadêmica . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/502

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>