Podcast como ferramenta de Divulgação Científica

explorando temáticas CTSA

Autores

  • Juliana Belani Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0009-0006-0588-8645
  • Larissa Maia Schmidt Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Eduarda Batista Teixeira Universidade Federal de Pelotas
  • Roger Bruno de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves Dos Santos Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-5050-6259

Palavras-chave:

TDIC, Química, Ensino

Resumo

Dado o caráter abstrato da Química é essencial integrar Ensino e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O podcast tem se destacado como um recurso capaz de democratizar o acesso à informação científica. O objetivo deste trabalho é apresentar o planejamento e desenvolvimento de uma série de podcasts, com ênfase em temáticas sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com foco em questões ambientais e do feminino na ciência. Ao analisar os episódios iniciais, por meio da abordagem Observação Participante, foi possível identificar outras demandas de discussão e desdobrar os temas principais em subtemas. A análise das temáticas demonstrou a potencialidade dos temas para a abordagem CTSA, além de propor a conscientização e reflexão crítica sobre os temas abordados, destacando o potencial do podcast na educação e divulgação científica. Essa ferramenta demonstrou ser um facilitador na interação entre o meio acadêmico e a comunidade, contribuindo para a divulgação da Ciência.

Biografia do Autor

Larissa Maia Schmidt, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Campus Capão do Leão, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Laboratório de Ensino de Química (LABEQ).

Maria Eduarda Batista Teixeira , Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Campus Capão do Leão, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Laboratório de Ensino de Química (LABEQ).

Roger Bruno de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrando do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi), Laboratório de Ensino de Química (LABEQ).

Alessandro Cury Soares, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Campus Capão do Leão, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Laboratório de Ensino de Química (LABEQ).

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves Dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Campus Capão do Leão, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), Laboratório de Ensino de Química (LABEQ).

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Belani, J., Maia Schmidt, L. ., Batista Teixeira , M. E. ., de Mendonça, R. B. ., Cury Soares, A. ., & Rolina Wohlmuth Alves Dos Santos, A. J. (2024). Podcast como ferramenta de Divulgação Científica: explorando temáticas CTSA . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/479

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.