Podcast como ferramenta de Divulgação Científica
explorando temáticas CTSA
Palavras-chave:
TDIC, Química, EnsinoResumo
Dado o caráter abstrato da Química é essencial integrar Ensino e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O podcast tem se destacado como um recurso capaz de democratizar o acesso à informação científica. O objetivo deste trabalho é apresentar o planejamento e desenvolvimento de uma série de podcasts, com ênfase em temáticas sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), com foco em questões ambientais e do feminino na ciência. Ao analisar os episódios iniciais, por meio da abordagem Observação Participante, foi possível identificar outras demandas de discussão e desdobrar os temas principais em subtemas. A análise das temáticas demonstrou a potencialidade dos temas para a abordagem CTSA, além de propor a conscientização e reflexão crítica sobre os temas abordados, destacando o potencial do podcast na educação e divulgação científica. Essa ferramenta demonstrou ser um facilitador na interação entre o meio acadêmico e a comunidade, contribuindo para a divulgação da Ciência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.