Ciência na Sociedade

Percepção do público a respeito da Química na Fenadoce

Autores

  • Júlia Collares dos Santos UFPel
  • Larissa Maia Schmidt
  • Maria Eduarda Batista Teixeira
  • Roger Bruno de Mendonça
  • Alessandro Cury Soares
  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos

Palavras-chave:

Ensino, Divulgação Científica

Resumo

A Química é uma área reconhecida por mobilizar vários elementos altamente conceituais, por isso, frequentemente é considerada uma disciplina distante e pouco atraente. Com base nisso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o entendimento do público participante da 30ª Fenadoce em relação à sua percepção sobre Química. Uma pergunta intitulada "A Química para você é?" foi aplicada e baseada na similaridade entre as respostas foram criadas três categorias emergentes: A) Distorção da realidade; B) Relação com o cotidiano; e C) Conceitos químicos. O público caracterizou-se por pessoas entre 19 e 40 anos, que possuem Ensino Médio completo ou Ensino Superior e uma visão desconexa dos conceitos químicos. Essas ações puderam ser percebidas como um incentivo à cultura e à importância da Educação Química em espaços não-formais, ao mesmo tempo que serviram para definição de temas demandados da comunidade para promover futuras ações de divulgação científica.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Collares dos Santos, J., Maia Schmidt, L., Batista Teixeira, M. E., Bruno de Mendonça, R. ., Cury Soares, A., & Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, A. J. (2024). Ciência na Sociedade: Percepção do público a respeito da Química na Fenadoce. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/458

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.