Estratégias de Divulgação Científica no Ensino de Química

um estudo de revisão acerca das Oficinas Temáticas

Autores

  • Roger Bruno de Mendonça Universidade Federal de Pelotas/UFPEL
  • Alessandro Cury Soares
  • Bruno dos Santos Pastoriza

Palavras-chave:

Oficina Temática, Divulgação Científica, Ensino de Química

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar as perspectivas, possibilidades e potencialidades acerca da Divulgação Científica (DC) e suas diferentes metodologias no Ensino de Química. Para o estudo foi realizada uma revisão bibliográfica a partir do Portal de Periódicos da CAPES entre os anos de 2000 e 2022. Diante da busca foi possível identificar 29 artigos os quais originaram a categoria “Tipo de Material” com o intuito de identificar diferentes materiais utilizados por pesquisadores e professores referente a DC. A partir disso, buscamos analisar, através da Análise de Conteúdo, como esses textos relacionavam a DC com o Ensino de Química. Os resultados discutidos foram com base em uma das categorias que emergiu, “Oficinas Temáticas”. Nessa categoria foi possível observar a interdisciplinaridade e a relação com o cotidiano dos alunos como principais focos de discussão, além de ser um ambiente fértil para experimentações no ensino de Química.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Bruno de Mendonça, R., Cury Soares, A. ., & dos Santos Pastoriza, B. . (2024). Estratégias de Divulgação Científica no Ensino de Química: um estudo de revisão acerca das Oficinas Temáticas. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/512

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>