Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Resolução de Problemas

percepções docentes a partir de uma oficina formativa-pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Resolução de Problemas, Análise Quantitativa

Resumo

Esse texto visa analisar as percepções de professores em formação em relação aos impactos de uma oficina formativa-pedagógica, com ênfase na Resolução de Problemas (RP) com a temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em relação à formação docente no que tange a utilização e o aprimoramento de conceitos. O estudo de natureza básica, com abordagem quantitativa e objetivo descritivo-exploratório, foi realizado com a participação de 15 professores em formação por meio de uma intervenção pedagógica do tipo oficina formativa-pedagógica. Os dados, constituídos a partir de 8 assertivas em um questionário na escala Likert de 4 pontos, foram analisados via Estatística Descritiva, enriquecidos pela análise interpretativa-construtiva. Os principais resultados indicam que a maioria dos participantes avaliou positivamente a metodologia de RP, destacando a relevância dos ODS como tema integrador, apesar de sentir dificuldades na elaboração de um problema eficaz.

Biografia do Autor

Natany, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Docente da área de Ensino de Química no Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICex) na Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da UEL (2016). Licenciada em Química (UEPG). Vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Química, campus Volta Redonda. Coordenou o subprojeto de Programa de Residência Pedagógica [2022-2024]. Atua como docente e orientadora no Mestrado Profissional de Ciências da Natireza (PPECN) e Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-UFF). Experiência na educação básica e ensino superior. Áreas de pesquisa: formação de professores, divulgação científica, ensino e aprendizagem de Química.

Camila, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenadora de área do Subprojeto PIBID/Interdisciplinar: Biologia e Química (desde 2014) e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química da UFRGS (GEPEQ-UFRGS), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2019. Orienta no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRGS. Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2003), mestrado em Físico-Química de materiais (2007) e doutorado em Educação Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Foi professora da educação básica por 6 anos e desde 2005 atua na educação superior, com experiência na docência e na pesquisa sobre formação de professores. Áreas de interesse: metodologias ativas de ensino e aprendizagem, educação ambiental e desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

Bedin, E., Assai, N. D. de S., & Greff Passos, C. (2024). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Resolução de Problemas: percepções docentes a partir de uma oficina formativa-pedagógica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–11. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/466

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>