Fitorremediação e Educação Ambiental
Percepções de Alunos Rurais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Fitorremediação, Percepções dos Alunos, QuestionárioResumo
As mudanças ambientais provocadas por atividades humanas impactam severamente os ecossistemas
e a saúde, exigindo uma conscientização urgente e soluções sustentáveis. No contexto escolar, os
métodos tradicionais de ensino limitam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, especialmente
em ciências e meio ambiente. Práticas pedagógicas interativas são necessárias para integrar o
aprendizado ao cotidiano dos estudantes. Este estudo investiga as percepções de alunos do 8º e 9º Ano
sobre Educação Ambiental e fitorremediação, em parceria com uma discente de doutorado do Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE). Os resultados mostram que, embora os
alunos tenham conhecimento sobre fitorremediação, esse entendimento é superficial. Considerando
que residem em áreas rurais, sua realidade prática varia, com diferentes nomenclaturas populares para
plantas fitorremediadoras. Portanto, é essencial incluir a fitorremediação no currículo do Ensino
Fundamental, enfatizando a Educação Ambiental como fundamental para a preservação do meio
ambiente.
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Copyright (c) 2024 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
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