Fitorremediação e Educação Ambiental

Percepções de Alunos Rurais do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria Eduarda Cebage Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Roehrs Universidade Federal do Pampa
  • Daisy de Lima Nunes Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Fitorremediação, Percepções dos Alunos, Questionário

Resumo

As mudanças ambientais provocadas por atividades humanas impactam severamente os ecossistemas
e a saúde, exigindo uma conscientização urgente e soluções sustentáveis. No contexto escolar, os
métodos tradicionais de ensino limitam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, especialmente
em ciências e meio ambiente. Práticas pedagógicas interativas são necessárias para integrar o
aprendizado ao cotidiano dos estudantes. Este estudo investiga as percepções de alunos do 8º e 9º Ano
sobre Educação Ambiental e fitorremediação, em parceria com uma discente de doutorado do Grupo
Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE). Os resultados mostram que, embora os
alunos tenham conhecimento sobre fitorremediação, esse entendimento é superficial. Considerando
que residem em áreas rurais, sua realidade prática varia, com diferentes nomenclaturas populares para
plantas fitorremediadoras. Portanto, é essencial incluir a fitorremediação no currículo do Ensino
Fundamental, enfatizando a Educação Ambiental como fundamental para a preservação do meio
ambiente.

Biografia do Autor

Rafael Roehrs , Universidade Federal do Pampa

Graduado em Química Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), obtive o título de mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e concluí o doutorado em Química Analítica na Universidade Federal de Santa Maria (2009). No momento, atuo como professor nos cursos de Licenciatura em Química e nos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica, Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, e Ensino de Ciências na Universidade Federal do Pampa. Lidero o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino (GIPPE) e também estou à frente do Laboratório de Análises Químicas Ambientais e Toxicológicas (LAQAT), além de ser pesquisador no Laboratório de Estudos Físico-Químicos e Produtos Naturais (LEFQPN). Em Química Analítica, minha orientação foca em fitorremediação, análise de neurotransmissores, pesticidas e seus metabólitos por cromatografia líquida, assim como compostos relacionados ao metabolismo secundário das plantas. Na área de Ensino de Ciências, oriento trabalhos voltados para jogos e gamificação, além de metodologias de avaliação no ensino de ciências.

Daisy de Lima Nunes, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Agronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009) Campus Uruguaiana - RS. Graduada em Ciências da Natureza - Licenciatura , UNIPAMPA, Campus Uruguaiana -RS (2020).Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (2020). Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) da UNIPAMPA Campus Uruguaiana - RS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana (2022) na qual utilizou o Instagram como recurso pedagógico. Hoje o perfil do Instagram @tecnologianalitica1 segue ativo, como ferramenta de divulgação científica. Bolsista do projeto de extensão Exposição itinerante: A Astrofísica dos Corpos Negros. Discente do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências, no nível de doutorado pela UNIPAMPA, campus Uruguaiana- RS.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Cebage, M. E., Roehrs , R. ., & de Lima Nunes, D. . (2024). Fitorremediação e Educação Ambiental: Percepções de Alunos Rurais do Ensino Fundamental. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–8. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/542

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