Lei 10.639/03 e a Educação em Direitos Humanos

Um projeto de Ensino de Química integrado à Arte de Judith Bacci

Autores

  • Muriel Belo
  • Dr.Gerson Geraldo Homrich Cavalheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Dr. Bruna Adriane Fary-Hidai Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Cerâmica; Ensino de Química; Conteúdos Cordiais

Resumo

O presente estudo busca relatar a construção de uma proposta de projeto inspirado nos Conteúdos Cordiais, Lei no 10.639/03, vida e obra de Judith Bacci articulados aos direitos humanos e o conteúdo químico de transformações químicas. Neste contexto, a artista Judith e seu trabalho com cerâmica foram selecionados para estabelecer um diálogo sobre questões dos direitos humanos e Ensino de Química em sala de aula.  Este projeto possibilita trabalhar com uma educação em direitos humanos com o objetivo de efetivar a cidadania para construção de conhecimento e desenvolvimento de valores e atitudes que prezam pela defesa da justiça social. Como considerações finais, o projeto possibilita articular conhecimentos de Química e Arte de forma interdisciplinar, onde busca apresentar de forma lúdica e prática os conhecimentos básicos de química envolvidos na produção de cerâmicas, estimulando criatividade e experimentação por meio da produção de cerâmicas.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

Belo, M., Geraldo Homrich Cavalheiro, G., & Adriane Fary-Hidai, B. (2024). Lei 10.639/03 e a Educação em Direitos Humanos: Um projeto de Ensino de Química integrado à Arte de Judith Bacci. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (43), 1–9. Recuperado de http://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/627

Edição

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