Desafios e possibilidades da formação de professores para o uso das TDIC como elemento de mediação pedagógica

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin UFSM

Palavras-chave:

Saberes docentes, tecnologias

Resumo

Os avanços tecnológicos vêm modificando o contexto da sala de aula, requerendo dos professores não apenas o letramento digital, mas também a fluência tecnológico-pedagógica para o uso das tecnologias como elemento de mediação pedagógica. Neste sentido, o presente trabalho consiste de um relato de experiência a partir da disciplina de TIC para o Ensino de Química. Foram público-alvo onze estudantes do Curso de Química Licenciatura de uma instituição pública do RS. O diário de bordo das pesquisadoras e as disciplinas produzidas pelos estudantes foram os instrumentos de coleta de dados, bem como o questionário final de avaliação da disciplina. Os resultados apontam que ao final do semestre os estudantes se sentiram mais capazes para escolha de uma ferramenta tecnológica para mediação pedagógica, bem como, com maior fluência para produção de conteúdos apoiados em tecnologias. Foi opinião unânime que a atividade mais desafiadora foi a produção de conteúdo no TikTok.

Downloads

Publicado

14-10-2023

Como Citar

Smaniotto Barin, C. (2023). Desafios e possibilidades da formação de professores para o uso das TDIC como elemento de mediação pedagógica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/266

Edição

Seção

Trabalhos Completos