Resolução de Problemas na Educação Básica
uma proposta interdisciplinar acerca da temática água
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Sala de Aula InvertidaResumo
A Resolução de Problemas torna-se uma ferramenta de ensino e aprendizagem tanto para área da Ciências Naturais como para outra área do conhecimento, como a Matemática, visto que, a sua utilização pode promover uma interação com os alunos, possibilitando a busca por estratégias, o levantamento de hipóteses, a testagem dessas hipóteses e a análise dos resultados, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico dos mesmos. O presente artigo tem como finalidade destacar a importância da implementação de Metodologias Ativas em Sala de Aula em uma perspectiva de Resolução de Problemas e, ainda, a construção de um bloco de Problemas elaborados durante o desenvolvimento da componente curricular de Integração das Ciências: Resolução de Problemas, a qual é ofertada pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul. Conclui-se que, a Resolução de Problemas aborda uma nova forma de ensinar, aprender e avaliar, deste modo, será uma troca mútua do conhecimento adquirido na formulação de hipóteses e além da elaboração de estratégias na Resolução de Problemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.