Resolução de Problemas na Educação Básica

uma proposta interdisciplinar acerca da temática água

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida

Resumo

A Resolução de Problemas torna-se uma ferramenta de ensino e aprendizagem tanto para área da Ciências Naturais como para outra área do conhecimento, como a Matemática, visto que, a sua utilização pode promover uma interação com os alunos, possibilitando a busca por estratégias, o levantamento de hipóteses, a testagem dessas hipóteses e a análise dos resultados, proporcionando o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico dos mesmos. O presente artigo tem como finalidade destacar a importância da implementação de Metodologias Ativas em Sala de Aula em uma perspectiva de Resolução de Problemas e, ainda, a construção de um bloco de Problemas elaborados durante o desenvolvimento da componente curricular de Integração das Ciências: Resolução de Problemas, a qual é ofertada pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul. Conclui-se que, a Resolução de Problemas aborda uma nova forma de ensinar, aprender e avaliar, deste modo, será uma troca mútua do conhecimento adquirido na formulação de hipóteses e além da elaboração de estratégias na Resolução de Problemas.

Downloads

Publicado

16-10-2023

Como Citar

Silva Garcia, O., Mendonça Dutra, M. ., Lopes da Silva, A. L., & Jappe Goi, M. E. . (2023). Resolução de Problemas na Educação Básica : uma proposta interdisciplinar acerca da temática água. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/204

Edição

Seção

Trabalhos Completos