Método de Resolução de Problemas no Ensino de Química Orgânica Teórica Fundamental para estudantes de graduação em Biotecnologia
Palavras-chave:
metodologias ativas, ensino de química orgânica, Aprendizagem Baseada em ProblemasResumo
Assim como na maioria dos espaços de ensino superior de Ciências, o ensino de Química Orgânica na UFRGS é pautado majoritariamente pelo método tradicional. Porém, metodologias ativas vêm conquistando espaço, favorecendo a aprendizagem de conceitos científicos a partir de temáticas relacionadas às futuras atuações profissionais dos educandos. Este trabalho teve como objetivo descrever o desenvolvimento de uma atividade de ensino baseada na Metodologia de Resolução de Problemas em uma disciplina de Química Orgânica em nível de graduação da UFRGS, bem como avaliar o desempenho dos estudantes nesta atividade. Foram elaborados oito problemas escolares qualitativos e semiabertos, sendo estes resolvidos por 20 estudantes de graduação em Biotecnologia. O desempenho foi considerado satisfatório de acordo com os cinco aspectos avaliados e a Metodologia de RP mostrou-se interessante na contextualização do ensino de Química Orgânica para áreas correlatas à Química, bem como como ferramenta diagnóstica de concepções alternativas aos conceitos trabalhados na disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.