Método de Resolução de Problemas no Ensino de Química Orgânica Teórica Fundamental para estudantes de graduação em Biotecnologia

Autores

  • Mariana S. Cecílio UFRGS
  • Micaela Jardim UFRGS
  • Carla Sirtori UFRGS
  • Maurícius Selvero Pazinato UFRGS

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino de química orgânica, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Assim como na maioria dos espaços de ensino superior de Ciências, o ensino de Química Orgânica na UFRGS é pautado majoritariamente pelo método tradicional. Porém, metodologias ativas vêm conquistando espaço, favorecendo a aprendizagem de conceitos científicos a partir de temáticas relacionadas às futuras atuações profissionais dos educandos. Este trabalho teve como objetivo descrever o desenvolvimento de uma atividade de ensino baseada na Metodologia de Resolução de Problemas em uma disciplina de Química Orgânica em nível de graduação da UFRGS, bem como avaliar o desempenho  dos estudantes nesta atividade. Foram elaborados oito problemas escolares qualitativos e semiabertos, sendo estes resolvidos por 20 estudantes de graduação em Biotecnologia. O desempenho foi considerado satisfatório de acordo com os cinco aspectos avaliados e a Metodologia de RP mostrou-se interessante na contextualização do ensino de Química Orgânica para áreas correlatas à Química, bem como como ferramenta diagnóstica de concepções alternativas  aos conceitos trabalhados na disciplina.

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Publicado

30-10-2023

Como Citar

S. Cecílio, M., Jardim, M., Sirtori, C. ., & Selvero Pazinato, M. (2023). Método de Resolução de Problemas no Ensino de Química Orgânica Teórica Fundamental para estudantes de graduação em Biotecnologia. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/433

Edição

Seção

Trabalhos Completos