Residência Pedagógica em Química da UFRGS: relato das atividades e percepções dos residentes e estudantes do ensino médio

Autores

  • Luis Henrique Silva dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul/IC
  • Raphael Oliveira Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul/IC
  • Cláudia Moreira da Fontoura Instituto Estadual Rio Branco/FM
  • Mauricius Selvero Pazinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul/PQ
  • Cristina Dias Cordella Universidade Federal do Rio Grande do Sul/IC
  • Alexandre Gobatto D'Andrea Universidade Federal do Rio Grande do Sul/IC

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Relatos de sala de aula

Resumo

O programa Residência Pedagógica tem como principal objetivo proporcionar ao residente a vivência do cotidiano da escola básica pública. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar as ações desenvolvidas, em uma escola pública da cidade de Porto Alegre, por um grupo de quatro residentes do núcleo de Química do PRP e apresentar suas percepções sobre o impacto do projeto em suas formações como futuros professores. Esse relato apresenta as experiências e percepções dos residentes acerca da rotina escolar e apresenta a opinião dos estudantes participantes das turmas onde o projeto foi desenvolvido. As atividades desenvolvidas pelos residentes incluíram aulas expositivas no quadro branco com apresentação de conceitos, atividades experimentais verificativas e demonstrativo-investigativas e exercícios relacionados aos conteúdos abordados.

Downloads

Publicado

23-10-2023

Como Citar

Silva dos Santos, L. H., Oliveira Fernandes, R., Moreira da Fontoura, C. ., Selvero Pazinato, M., Dias Cordella, C., & Gobatto D'Andrea, A. (2023). Residência Pedagógica em Química da UFRGS: relato das atividades e percepções dos residentes e estudantes do ensino médio . Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/429

Edição

Seção

Trabalhos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2