Reflexões sobre a Ludicidade em aulas de Química a partir do Programa de Residência Pedagógica

Autores

  • Marcella Ferreira Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São José
  • Talles Viana Demos

Palavras-chave:

Didatização lúdica, Relato de Experiência, Química, Ensino Médio

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica da Capes, no qual utiliza-se a didatização lúdica para contextualizar, a partir da temática do Lixo Eletrônico, a aprendizagem de conceitos químicos, como Propriedades Periódicas e Estrutura da Matéria. As regências foram executadas em uma turma de ensino médio do curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização do IFSC, câmpus São José. O objetivo foi promover uma abordagem lúdica e interativa no ensino de Química, buscando despertar o interesse e o engajamento dos estudantes. A metodologia incluiu o planejamento da atividade entre residentes e preceptor, bem como a seleção dos conteúdos. Os resultados indicam que, mesmo implementada durante um sábado letivo, a abordagem lúdica adotada resultou em um engajamento significativo por parte dos estudantes, reforçando a importância de estratégias pedagógicas lúdicas para estimular o interesse pela química e tornar o ensino mais atrativo e envolvente.

Downloads

Publicado

13-10-2023

Como Citar

Ferreira, M., & Viana Demos, T. (2023). Reflexões sobre a Ludicidade em aulas de Química a partir do Programa de Residência Pedagógica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/260

Edição

Seção

Trabalhos Completos