Reflexões sobre a Ludicidade em aulas de Química a partir do Programa de Residência Pedagógica
Palavras-chave:
Didatização lúdica, Relato de Experiência, Química, Ensino MédioResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir do Programa de Residência Pedagógica da Capes, no qual utiliza-se a didatização lúdica para contextualizar, a partir da temática do Lixo Eletrônico, a aprendizagem de conceitos químicos, como Propriedades Periódicas e Estrutura da Matéria. As regências foram executadas em uma turma de ensino médio do curso técnico integrado em Refrigeração e Climatização do IFSC, câmpus São José. O objetivo foi promover uma abordagem lúdica e interativa no ensino de Química, buscando despertar o interesse e o engajamento dos estudantes. A metodologia incluiu o planejamento da atividade entre residentes e preceptor, bem como a seleção dos conteúdos. Os resultados indicam que, mesmo implementada durante um sábado letivo, a abordagem lúdica adotada resultou em um engajamento significativo por parte dos estudantes, reforçando a importância de estratégias pedagógicas lúdicas para estimular o interesse pela química e tornar o ensino mais atrativo e envolvente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Anais dos Encontros de Debates sobre o Ensino de Química - ISSN 2318-8316
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.