“Aprendendo Química Fazendo Arte”: Um Relato de Experiência

Autores

  • João Victor Serafim Instituto Federal Catarinense - campus Araquari
  • Ana Luiza Figueiredo de Borba
  • Anelise Grunfeld De Luca

Palavras-chave:

Arte, Ensino, Química

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta didática de uma intervenção artística e objetiva apresentar o “movimento” do planejamento dessa proposta, desde sua concepção na disciplina de Pesquisa e Processos Educativos (PPE) III até sua aplicação na PPE IV. A metodologia é de natureza experimental-observacional, tanto para quem aplica e propõe como para os estudantes que elaboraram uma imersão a partir de um conteúdo de química trabalhado em sala de aula. Esta proposta foi organizada em três momentos: instrução e desenvolvimento da intervenção artística e roda de conversa. A oficina “Aprendendo Química Fazendo Arte”, foi desenvolvida com 13 estudantes. A discussão pontuou constatações que provocaram reflexões profundas sobre o ensino, a aprendizagem, a função da escola e do conhecimento, destacando a falta de interesse pela formação acadêmica e negação ao estudo. Para a formação de professores considera-se que o replanejamento das ações foi muito importante e de muito aprendizado.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Serafim, J. V., Borba, A. L. F. de ., & Luca, A. G. D. . (2023). “Aprendendo Química Fazendo Arte”: Um Relato de Experiência. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/354

Edição

Seção

Trabalhos Completos